Teddy Bear - English for kids and teens - Inglês especializado para crianças e adolescentes

VOLTAR

SETEMBRO / 2015 O DESAFIO DE APRIMORAR O APRENDIZADO DO IDIOMA INGLÊS


A Diretora da Escola Teddy Bear Alto de Pinheiros, Mirela Ramacciotti, é uma entusiasta dos benefícios que a neurociência pode proporcionar ao ensino da língua inglesa. Com ampla experiência acadêmica e profissional, que inclui atuação como professora de inglês, advogada e tradutora/intérprete, além de pós-graduação em Linguística Aplicada e Neurociência, Mirela é movida por desafios. Há um ano, ela aceitou o convite para ocupar a Direção da Escola Alto de Pinheiros e, desde então, sente-se lisonjeada em comandar uma equipe de trabalho obstinada e competente, cujo principal resultado é a “construção” de uma Escola participativa, dinâmica e capacitada para ensinar o idioma inglês.

Na entrevista abaixo, ela conta um pouco mais sobre os benefícios da neurociência, as técnicas que podem ser incluídas no processo pedagógico e os “segredos” para superar os desafios do novo cargo. Confira:

Recentemente você ministrou um curso sobre os benefícios da neurociência para o ensino e a aprendizagem do idioma inglês. De que forma a neurociência pode ajudar o processo pedagógico?
Saber como funciona nosso cérebro é essencial para compreendermos como se dá o processo de ensinar e aprender. A partir da perspectiva biológica e fisiológica do funcionamento cerebral, podemos apreender as funções vitais que embasam e possibilitam o processo de aprendizagem. Apoiados em conhecimentos sobre como a natureza funciona, podemos desenvolver melhor o ambiente em que se insere o processo pedagógico de forma a desenvolver as práticas que se afinam com essas descobertas e que possam impulsionar o desempenho de nossos alunos.

O seu curso destacou aspectos que se valem da neurociência para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. Explique um pouco dessas técnicas.
Foram três palestras que desenvolvi com as equipes das Escolas Teddy Bear durante o nosso Programa de Capacitação Corporativa (Educational Delevopment Program), realizado no mês de julho.
Na palestra “Como nós e nossos alunos aprendem melhor”, destaquei e ratifiquei a importância de práticas conhecidas do processo pedagógico, como a repetição com variedade de estímulos, a prática contínua do estímulo oferecido com a presença de feedback imediato, o foco como catalisador da atenção do nosso aluno, e um trabalho pedagógico feito de forma mais suave para que a aquisição do conteúdo trabalhado seja mais eficaz.
Já na palestra “Funções Executivas”, destaquei a importância dessas funções de ordem cognitiva superior que começam a se desenvolver logo após o nascimento e devem ser trabalhadas continuamente até a chegada à vida adulta. Essa prática contribui para que tenhamos efetivamente a capacidade de planejar e executar objetivos. As funções executivas englobam a flexibilidade cognitiva, a resolução de problemas, a autorregulação emocional, a memória de trabalho, a tomada de decisões e o controle inibitório. É o conjunto dessas ações, trabalhadas pelo meio em que a criança é inserida, seja na família, na escola ou na sociedade, que ajudará a transformá-la em um adulto capaz e pró-ativo no mundo atual.
Por fim, na palestra “Como a linguagem modela o pensamento”, apresentei estudos recentes na área da neurociência que mostram por que a criança deve ser inserida desde cedo em um ambiente onde se pratica o inglês, visto que o tempo de exposição a esse idioma é que modelará sua resposta efetiva aos estímulos recebidos. Além disso, é através da língua que trabalhamos conceitos como tempo, espaço, relações e causas. Dessa forma, quanto mais cedo pudermos expor a criança a esses conceitos, trabalhados na língua alvo (inglês), ela poderá se tornar mais capaz no domínio e na habilidade geral no uso do idioma.

A metodologia desenvolvida pela Teddy Bear é um dos diferenciais que fazem da Escola uma referência no ensino da língua inglesa para crianças e adolescentes. Você acredita que a neurociência pode contribuir para aprimorar essa metodologia?
Sem dúvida! Se há uma coisa que aprendi ao longo da minha formação é que tudo se desenvolve e que não há limites preestabelecidos para a excelência. Na Teddy Bear, cuja filosofia é pautada pela busca incessante da excelência em todas as suas práticas, o ambiente de trabalho e de aprendizagem é rico e diversificado, possibilitando o crescimento dos indivíduos e o desenvolvimento das potencialidades de todos que participam desse universo.

Diretora da Escola Alto de Pinheiros, Mirela Ramacciotti. Diretora da Escola Alto de Pinheiros, Mirela Ramacciotti.

Além da docência, você exerce o cargo de Diretora da Escola Teddy Bear Alto de Pinheiros. Como está sendo enfrentar esse novo desafio?
Desafios são o combustível de nosso cérebro. Com certeza não tenho tido falta de estímulos e oportunidades para crescimento e reflexão durante esse ano que se passou e que marcou meu início na Direção da Escola Alto de Pinheiros. O fato de ter uma formação bem diversificada e uma rica experiência ao longo de 25 anos como professora de inglês me prepararam para encarar esse desafio. Além disso, me permite aprender a cada dia com a equipe que aqui temos, com nossos alunos, com as outras Escolas e com a Direção Geral da Teddy Bear, que também tem me apoiado nessa trajetória.

Embora seja a “caçula” da rede Teddy Bear, a Escola Alto de Pinheiros destaca-se por suas atividades pedagógicas, participação dos pais e resultados expressivos. A que se deve esse bom desempenho?
Acredito realmente que aprender é um processo contínuo em que as pessoas se alternam nos papéis principais. Por vezes, quem nos ensina é o próprio aluno, mostrando seu ritmo de aprendizado; por outras são os pais, que nos trazem elementos ricos para a compreensão de nossas crianças, que são o motor propulsor do nosso trabalho. E outras vezes é a troca de ideias entre os profissionais que formam nossa equipe, que está sempre aberta a aprender e a ser auxiliada para que o trabalho seja crescente e expressivo. Enfim, é uma conjuntura de fatores que caminham em uma mesma direção, que é a de proporcionar aos nossos alunos a melhor experiência possível com o aprendizado do inglês, a fim de que elas possam desenvolver todas as capacidades latentes com segurança e tranquilidade.

Deixe um recado para os demais colaboradores da Teddy Bear e para os alunos.
Gostaria de agradecer o empenho, a atenção e o carinho de todos. Sei que trabalhar para uma escola é mais do que a soma de nossos talentos e capacidades individuais. Por isso, contar com o apoio de uma equipe dedicada e de um público atencioso faz toda a diferença.