Teddy Bear - English for kids and teens - Inglês especializado para crianças e adolescentes

VOLTAR

DEZEMBRO / 2013 Uma escola onde se brinca e se aprende


Utilizar atividades lúdicas é a melhor maneira de ensinar. A afirmação é da professora e enfermeira Veronice Barreto dos Santos Steffens, mãe da aluna Maiara Steffens, da Escola Beiramar. Entusiasta da metodologia aplicada pela Teddy Bear, ela encaminhou um texto que enaltece esse método de ensino, destacando a importância de valorizar o lúdico no processo de aprendizagem da língua inglesa. Na entrevista abaixo, ela conta mais sobre sua experiência com docente e mãe de aluno Teddy Bear. Confira:

A senhora encaminhou à Teddy Bear um artigo intitulado “Language Instruction improved with fun and games”, cujo conteúdo destaca a importância de atividades pedagógicas criativas para melhor compreensão do idioma inglês. Alguma razão especial?
Aprendi há anos que a maneira de ensinar e a que os alunos melhor aprendem, participam, interagem, riem, soltam-se e liberam o medo de errar é utilizando atividades lúdicas, tanto para crianças, adolescentes e adultos. Essa é a maneira que eles percebem novas possibilidades de gravar a experiência, de refazer, de estimular a criatividade, de socializar e de sentir-se confiante. Como professora, fazia teatro, cantava, pintava, desenhava e usava ferramentas lúdicas, como dominó, quebra-cabeça, jogo de memória, gincana, exercícios físicos e funcionais. Essas atividades valiam para ensinar desde a higiene básica, até anatomia e fisiologia. E para todas as idades.

Sua filha Maiara é nossa aluna na Escola Beiramar. Algum motivo especial para ter escolhido a Teddy Bear?
Minha professora particular de inglês foi quem me indicou a Teddy Bear, como escola especializada para ensinar crianças e adolescentes. Depois do primeiro dia de aula, a Maiara entrou no carro e disse: “Mamãe, enfim uma escola onde se brinca e se aprende!”. Esse feedback dela encheu meu coração.

A professora Veronice Steffens destaca a importância de atividades lúdicas para o ensino do idioma inglês A professora Veronice Steffens destaca a importância de atividades lúdicas para o ensino do idioma inglês

Como a senhora avalia nossa metodologia de ensino?
Observo a Maiara cantando em casa, nos perguntando, pedindo para brincarmos, dando-nos algumas instruções em inglês, sem medo de falar ou cantar em inglês. Esse tipo de avaliação me agrada muito.

Qual sua expectativa em relação à aprendizagem do idioma inglês por sua filha?
Que apreenda ludicamente, saborosamente o inglês, e que possa comunicar-se gradativamente.

Alguma sugestão para a Escola Teddy Bear aprimorar o ensino do idioma inglês?
Sim. Creio que na educação de qualquer matéria, os professores necessitam conhecer seus estados emocionais para perceberem o de seus alunos, e, assim melhor interagirem, sem julgar, sem criticar, mas buscando novas formas criativas que motivem e acolham os alunos.